Como bloquear um celular roubado ou perdido?


Hoje, mais do que nunca, a vida dos ladrões de celulares está facilitada, visto que, com a adesão de todas as operadoras do país, o padrão nacional de telefonia passou a ser o GSM e conforme definiu a ANATEL, os celulares dever ser comercializados desbloqueados (salvo os subsidiados), ou seja, basta trocar o chip e utilizar outra operadora.

Você deve estar se perguntado: então bloquear o chip apenas não adianta nada, correto? Certamente, porque bastará o ladrão substituir o chip e poder fazer uso do celular normalmente.

Mas então como bloquear um celular roubado ou perdido?

O modo de bloqueio mais eficiente é através do número de série do aparelho, o IMEI (15 digitos), presente nos aparelhos GSM. Tal número é ÚNICO para cada aparelho, ou seja, não existe 2 celulares com o mesmo IMEI.

Para descobrir o IMEI você pode procurar na caixa do aparelho uma etiqueta escrito IMEI junto a um código de barras onde estão impressos os 15 números. Também pode digitar *#06# no seu celular e teclar discar que irá aparecer o IMEI ou ainda retirar a bateria do celular e procurar na parte de trás do mesmo o IMEI.

É muito importante ter o IMEI guardado para futuras necessidades.

Como proceder para efetuar o bloqueio do celular

Caso roubem seu celular ou você o perca, vá a uma delegacia e faça um B.O. (boletim de ocorrência). Leve o B.O. e a nota fiscal a loja de sua operadora, para que eles tomem as providências para realizar o bloqueio do aparelho ou entre em contato com o call center e explique a situação, informando que quer bloquear o aparelho.

Com isso seu telefone poderá ser completamente bloqueado, mesmo que o chip seja trocado, não poderá ser usado.

Provavelmente você não terá seu celular de volta, mas também ninguém irá utilizá-lo!

Caso haja má vontade de sua operadora no bloqueio, tente alguns contatos novamente para tentar solucionar, porque muitos "atendentes" são lerdos e despreparados. Depois tente bloquear em uma loja de outra operadora, se mesmo assim não tiver sucesso, entre com uma reclamação na ANATEL.

Nota: Não confundir SIM Lock (bloqueio do sim card ou "chip") com o bloqueio do IMEI. O primeiro bloqueia apenas o Sim card, o que possibilita o uso com qualquer outro chip, já o bloqueio do IMEI, bloqueia o uso de qualquer Sim card, tornando o celular um mero peso de papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somos gratos por sua participação.
Seu comentário estará disponível assim que aprovado por nossa equipe.